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Andrea Nunez Comunicação

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Assessoria de Imprensa

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O que é?

A assessoria de imprensa surge como uma ferramenta externa, em que a empresa ou cliente pode se tornar referência no setor e se destacar nos meios de comunicação com exposição na mídia através de inúmeros serviços oferecidos pela responsável e expert em comunicação.

Objetivo

Assim, a principal ação é buscar, dentro do universo do cliente, assuntos que despertem o interesse da imprensa para que o mesmo saia em uma matéria jornalística (sejam veículos impressos, rádio, TV ou web) ou talvez possa dar alguma entrevista sobre um assunto que domina, um evento que esteja organizando ou sobre sua própria empresa.

Desafio

São inúmeros os assuntos que podem chamar a atenção de jornalistas e virar notícia, por isso o principal desafio da assessoria de imprensa é atrelar os objetivos do cliente aos interesses da imprensa de modo que seja satisfatório para ambas as partes. Essa abertura para ganhar visibilidade nos meios jornalísticos é possível através de sugestões de pautas que são enviadas aos profissionais de comunicação sobre assuntos que possam ser de interesse factual e jornalístico e gerar uma publicação na mídia.

Matérias x Anúncios

Vale ressaltar que o trabalho desenvolvido na assessoria de imprensa difere dos anúncios publicitários que são pagos aos meios de comunicação. Dessa maneira, o serviço tem foco na qualidade de conteúdo, o que gera espaço gratuito nos veículos de comunicação.

Quem precisa de assessoria de imprensa?

Qualquer pessoa física que desenvolva trabalhos na área econômica, política ou financeira precisa de uma assessoria de imprensa, bem como empresas e instituições de variados segmentos que queiram se destacar e ganhar credibilidade junto ao público.

Serviços oferecidos pela assessoria de imprensa

  • Reunião de briefing: reunião presencial para detalhamento dos objetivos do cliente, suas reais necessidades além de atualização das informações como próximos eventos, novidades e outros assuntos que gerem interesse jornalístico.
  • Sugestão de pauta: a assessoria de imprensa dá sugestões de assuntos para abordar nos releases de acordo com o universo de cada cliente.
  • Produção e disparo de release: elaboração de um press-release (texto) de caráter jornalístico ou artigo de interesse da mídia para divulgação. O "disparo" refere-se ao envio do release para uma lista de e-mails de jornalistas de diversos veículos previamente formulada.
  • Monitoramento dos resultados: essa atividade consiste em buscar por meio eletrônico possíveis publicações do release divulgado e realizar um clipping (arquivamento de resultados que saíram na mídia).
  • Revisão Editorial: correção de textos desenvolvidos pelo cliente para postagem em site, blog ou redes sociais para evitar possíveis erros gramaticais ou de concordância. O serviço inclui a adaptação do texto para uma linguagem específica, por exemplo: linguagem formal ou informal.
  • Elaboração de comunicados e notas: redação de pequenos comunicados para a imprensa sobre algum assunto de urgência, aviso ou alerta.
  • Atualização de mailing: atualizar a lista de e-mails de jornalistas para um disparo de releases e comunicados mais eficaz.
  • Mídia Training: Treinamento de porta-vozes para entrevistas bem sucedidas.
  • Gerenciamento de crises: em caso de crise de imagem, a assessoria de imprensa entra em ação para gerenciar problemas, encontrando soluções e notificando aos jornalistas.
  • Relatório de resultados: relatório com os principais destaques e repercussão das atividades acima mencionadas realizado em PPT para análise do contratante.

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