Como aumentar o tráfego do seu site? 9 dicas para loja virtual

Como aumentar o tráfego do seu site? 9 dicas para loja virtual

Esta é uma verdade simples: você não irá conseguir mais vendas se não direcionar o tráfego para sua loja online. Por isso que hoje trouxemos algumas dicas para loja virtual pensando exclusivamente em como aumentar a quantidade de acessos. Vamos entender mais?

A primeira coisa que você precisa saber é que o tráfego é a força vital de qualquer loja. Mesmo as lojas físicas dependem do tráfego de pessoas para realizar as vendas. A mesma coisa acontece no universo online.

Veja agora como você pode direcionar mais tráfego para sua loja online através de algumas estratégias de marketing.

É possível direcionar o tráfego sem anúncios pagos?

O comércio eletrônico ainda está crescendo rapidamente e atualmente é responsável por 14,1% de todas as vendas no varejo em todo o mundo, incluindo lojas físicas.

Isso significa que há muita concorrência, mas também significa que há muita demanda para comprar produtos online.

Mas isso não significa que você não pode oferecer uma vantagem competitiva, mesmo que não tenha o mesmo orçamento de marketing que seus concorrentes.

Saiba que, você pode sim direcionar o tráfego para o seu site sem pagar pelos anúncios.

É claro que os anúncios são excelentes formas de direcionar o tráfego. No entanto, se não for estratégico, pode não trazer muitos resultados palpáveis e nem aumentar suas vendas.

Antes de falarmos dos métodos de tráfego pago, vamos abordar algumas dicas para loja virtual e investimentos mais econômicos de direcionar o tráfego.

1. Marketing no Pinterest

O Pinterest funciona mais como um mecanismo de pesquisa do que como uma plataforma de mídia social – e as pessoas que pesquisam nessa plataforma são pessoas com muito poder de compra!

A maioria dos usuários do Pinterest ganha 75k ou mais por ano. Como os usuários do Pinterest têm renda disponível, esta plataforma é um ótimo lugar para mostrar seus produtos e usar pins para direcionar o tráfego de volta para seu site.

Primeiro, certifique-se de entrar nos fóruns de grupos relevantes. Os grupos contam com várias pessoas que podem adicionar pins, o que significa que você pode alavancar os seguidores de outros usuários e fontes de tráfego para trazer mais destaque para seus próprios pins.

Antes de entrar em um grupo, apenas certifique-se de pesquisar as regras. Por exemplo, alguns fóruns exigem que você contribua com um determinado número mínimo de pins por semana.

Você também pode criar suas próprias pastas em seu próprio perfil. Cada pasta deve ter pelo menos dez pins, mas certifique-se de fixá-los de forma consistente para continuar direcionando o tráfego para eles.

Para cada pasta – e cada pin – use palavras-chave relevantes e que seu público está buscando em suas descrições para otimizar os resultados.

Dica extra: Quando você escolhe o que fixar, não fixe apenas seus próprios produtos e conteúdos. Certifique-se de fixar conteúdo de outras fontes também. Contanto que o conteúdo seja relevante para o painel em que você está fixando.

2. Marketing no Instagram

O Instagram é uma plataforma de mídia social poderosa e essa é uma dicas para loja virtual mais importantes se você quiser aumentar o tráfego do seu ecommerce.

Principalmente com o lançamento do novo recurso “Loja” que foi adicionado este ano.

Agora, os usuários do Instagram podem comprar produtos diretamente no Instagram.

Temos um post completo sobre como ativar o Instagram Shopping, mas se seu objetivo é principalmente encontrar dicas para loja virtual para direcionar o tráfego para sua loja, aqui estão algumas ideias para otimizar a plataforma a seu favor.

Em primeiro lugar, a sua bio do Instagram é o único ponto de contato onde as pessoas podem clicar no seu site. Os usuários com menos de 10 mil seguidores não podem adicionar links aos seus stories, então, se você for uma nova marca, terá apenas um link permitido em seu perfil.

Uma bio otimizada deve ter o seguinte:

  • Palavras-chave relevantes para ajudá-lo a aparecer nos resultados de pesquisa
  • Uma boa quantidade de emojis relevantes
  • Um link e um CTA

Depois de ter sua bio otimizada, você deve começar a postar de forma consistente. Não há segredo nessa etapa – o tráfego orgânico só pode ser alcançado com conteúdo de qualidade!

Se você não tem certeza sobre o que postar, aqui estão algumas ideias e dicas para loja virtual:

  1. Eduque seu público sobre as maneiras de usar seus produtos
  2. Publique conteúdo de crowdsourcing – como clientes reais usando seus produtos
  3. Faça CTAs que levem para publicações do blog
  4. Eduque seu público-alvo sobre algo que resolve seus problemas
  5. E, claro, mostre seus produtos e promoções!

3. Marketing de conteúdo

Mencionei as postagens do blog ao discutir o Instagram, então vamos nos aprofundar um pouco mais nisso.

O marketing de conteúdo é uma maneira poderosa de direcionar o tráfego para sua loja online. Envolve a criação de conteúdo de qualidade para cultivar confiança, construir consciência de marca e estabelecer sua empresa como uma autoridade no segmento de atuação.

Se você assumir o papel de educador e também de vendedor, não apenas direcionará o tráfego para o seu site, mas também terá mais probabilidade de converter esse tráfego em vendas no futuro!

40% dos profissionais de marketing dizem que o marketing de conteúdo é uma parte importante de sua estratégia de marketing.

O marketing de conteúdo por si só é um tópico enorme, mas aqui está um resumo principal do que você precisa saber:

Muitos clientes estão procurando mais do que um produto: eles querem conselhos para ajudá-los a resolver um problema que eles enfrentam.

Em alguns casos, um produto pode ajudá-los a resolver seus problemas, mas eles ficarão mais inclinados a escolher seu produto se você resolver a primeira etapa do problema através de um conteúdo de qualidade.

Pesquise palavras-chave relevantes para seus produtos e comece a criar blogposts.

4. Otimize sua loja para SEO

Essa é uma das dicas para loja virtual mais legais, pois também não é necessário nenhum investimento pago, então funcionará muito bem para um orçamento limitado.

Definitivamente, seu e-commerce deve ser otimizado para as palavras-chave certas no SEO (Search Engine Optimization). Estas são as mesmas palavras-chave para as quais você está criando conteúdo e pins do Pinterest!

Isso significa certificar-se de que suas imagens, descrições de produtos e alt tags estão usando as palavras-chave corretas.

5. Obtenha tráfego recorrente

Os clientes existentes são sua melhor fonte de tráfego, porque eles já estão comprando na sua loja.

Portanto, faz sentido gastar alguns de seus recursos para levá-los de volta ao seu site.

Por exemplo, você pode pedir referências em troca de promoções ou cupons.

Além disso, você pode convidar seus visitantes a assinar sua newsletter e construir uma lista de e-mail para envio de conteúdos e promoções.

Dentre as dicas para loja virtual mais valiosas destacamos essa: Considere adicionar pop-ups no seu site ou formulários úteis para obter mais leads.

Como direcionar o tráfego para sua loja online usando métodos pagos

Agora que discutimos algumas dicas para loja virtual com estratégias orgânicas, vamos falar um pouco sobre alternativas pagas.

Se você já percorreu as etapas acima, terá ótimos dados para usar nas suas ações de tráfego pago.

1. Use sua pesquisa de palavras-chave e lance uma campanha

A esta altura, você já deve estar ciente de quais palavras-chave deve otimizar. Você também pode usar essas palavras-chave para redirecionar o tráfego pago para sua loja online.

Uma campanha PPC (pague por clique), como o Google Ads, pode ajudá-lo a aparecer no topo dos resultados de pesquisa.

Se você não sabe quais palavras-chave escolher, pesquisa algumas que estão se tornando tendência ou apresentando crescimento de buscas.

Apenas certifique-se de que a página para a qual você redireciona seu tráfego se adapta à intenção de pesquisa do usuário.

2. Use Facebook e Instagram Ads

Ao contrário do Google Ads, os anúncios do Facebook e Instagram não são exibidos com base nos resultados de pesquisa. Eles aparecem nos feeds dos usuários com base em dados demográficos e comportamentais.

São maneiras eficazes de direcionar o tráfego para sua loja, mas também pode ser um grande desperdício de dinheiro quando não feitos corretamente.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a ter sucesso:

  • Adicione um pixel do Facebook em cada página de sua loja online para que você possa coletar dados.
  • Não se limite a definir seus anúncios e esquecer – teste diferentes variações de texto do anúncio e imagens para ver quais geram as melhores taxas de conversão e o menor custo por venda.
  • Dê às pessoas um motivo para clicar em seu anúncio, como cupons e promoções especiais (e não tenha medo de testar diferentes promoções para ver a que seu público responde melhor).
  • Use públicos semelhantes – públicos que têm comportamentos e dados demográficos semelhantes aos de seus clientes pagantes atuais.
  • Crie uma landing page – não apenas direcione as pessoas para sua página inicial ou uma página com todos os seus produtos.

3. Use o marketing de influência

Influenciadores digitais no Instagram, YouTube e outras plataformas de mídia social podem ajudá-lo a direcionar o tráfego para sua loja e gerar mais vendas.

Mas, não gaste dinheiro com qualquer influenciador e espere resultados! Você precisará fazer sua pesquisa sobre os influenciadores antes de contatá-los para ver se eles têm aderência com o seu público.

Além disso, o influenciador certo precisa ter uma presença ativa em uma plataforma que seu cliente ideal usa.

Eles também precisam criar conteúdo relevante para o produto que você deseja vender.

Quando você escolhe um influenciador, comece com uma pequena parceria primeiro para fazer um teste.

Se você obtiver um aumento considerável de tráfego, mas nenhuma venda, esse pode não ser o público certo para você.

4. Use Pins pagos no Pinterest

Se você já usa o Pinterest em suas fontes de tráfego gratuito, pode atualizar sua técnica usando o Pinterest Ads.

Você pode usar as palavras-chave que já sabe que funcionam bem nesta plataforma com base em suas estratégias orgânicas.

O mesmo vale para os públicos que você deseja atingir. Você só deve pagar por públicos que se envolvem ativamente com seus pins.

Ao criar pins pagos, certifique-se de verificar seus anúncios com frequência e ajustar conforme necessário com base nos resultados obtidos.

Melhores dicas para loja virtual

Você acabou de conferir algumas das melhores dicas para loja virtual quando falamos de direcionamento de tráfego.

Ao combinar uma variedade de estrátegias pagas e orgânicas, você pode direcionar o tráfego para sua loja e converter mais vendas.

Mas, lembre-se: o tráfego é apenas parte da história. Reter esses acessos transformando visitantes em leads e clientes pagantes também é essencial.

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