Benefícios e Melhores Práticas de SEO Local

Benefícios e Melhores Práticas de SEO Local

O SEO local visa aumentar a visibilidade da pesquisa para empresas que operam diretamente em suas comunidades. As técnicas e práticas recomendadas do SEO local giram em torno da otimização na página para consultas específicas segmentadas por região, bem como na configuração da sua página do Google Meu Negócio.

Ao construir sua estratégia de SEO local, é importante ter as coisas bem claras. Neste guia, vou fornecer a você soluções de SEO locais para garantir que seu site esteja visível para os usuários. Vamos conferir?

O que é o SEO Local?

Em suma, essas estratégias priorizam a otimização das SERPs específicas por local. Por conta de todas as informações disponíveis nos motores de busca para avaliar as classificações de conteúdo, o endereço IP do usuário e geolocalização são fatores extremamente relevantes.

Considere consultas com um qualificador geográfico, como “hotéis em Campinas”, as soluções de SEO locais permitem que você aproveite as oportunidades resultantes desses tipos de pesquisas locais.

As estratégias de SEO local referem-se ao marketing de sua marca, produtos e serviços para leads locais. Se você for uma empresa menor operando em nível regional, eles permitem que você diminua a vantagem de marcas nacionais maiores que otimizam para palavras-chave mais genéricas, ao mesmo tempo que obtêm tráfego de dados demográficos prontos para compra e aumentam suas conversões.

Se tudo isso soa como um sonho tornado realidade, continue lendo para aprender sobre 11 soluções de SEO locais que você pode implementar agora!

11 soluções e dicas de SEO local

Uma “estratégia de pesquisa local” é um termo abrangente que significa várias soluções para aumentar a visibilidade do negócio. Isso inclui reivindicar a exibição de uma listagem de empresas em uma pesquisa local no Google, gerenciar avaliações e comentários online, iniciar uma campanha de mídia social com foco local e assim por diante.

Dica 1: Criar uma conta no Google Meu Negócio

Uma conta do Google Meu Negócio aumenta a visibilidade online de sua empresa quase imediatamente, fazendo-a aparecer em listas onde você não apareceria de outra forma. 

Você pode seguir as instruções do Google para configurar sua conta. Ao fornecer uma descrição da empresa, inclua suas principais palavras-chave, bem como a área onde você atende.

Escolha a melhor categoria possível para sua lista e / ou subcategorias, descubra as consultas de pesquisa populares que melhor se aplicam ao seu negócio.

Verifique seu perfil garantindo que seu nome, endereço e detalhes de contato no Google Meu Negócio correspondam aos disponíveis em seu site. 

Dica 2: Faça pesquisas de palavras-chave locais e otimize seu conteúdo

Se você ainda não fez isso, agora é a hora de abrir uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave e realizar uma pesquisa detalhada por palavra-chave local.

Algumas ferramentas pagas já fornecem todos os insights que você precisa neste estágio: quais palavras-chave são mais relevantes para sua empresa, seu valor estimado e a concorrência atual para classificá-las.

No entanto, existem mais algumas etapas a serem executadas ao preparar sua segmentação por palavras-chave. As soluções de SEO local destinam-se a restringir sua segmentação:

  • Faça uma pesquisa local por palavra-chave e escolha palavras-chave localmente relevantes para segmentar. Integre-os nos metadados do seu site, no corpo do texto nas páginas relevantes e no próprio URL.
  • Otimize seu conteúdo para sua área. Mencione pontos de referência e pontos de referência específicos da área. Preste muita atenção a uma página “Sobre nós” específica de um local, concentre-se em informações locais relevantes, como seu compromisso e engajamento em sua comunidade local, notícias locais e eventos.
  • Crie backlinks para as páginas mais relevantes. Isso requer uma abordagem dupla que envolve o envolvimento da comunidade e o envio aos diretórios.

Dica 3: identifique suas palavras-chave e rastreie suas posições nas SERPs

Depois de identificar as palavras-chave para as quais deseja rankear, você deve rastreá-las. Você pode fazer isso de algumas maneiras; o Semrush ajuda a tornar isso um pouco mais fácil para você.

Primeiro, a ferramenta de rastreamento de posição permite que você rastreie e compare vários locais geográficos ou dispositivos em um único projeto. Você pode controlar facilmente o rastreamento de SEO local e até mesmo ver como seus concorrentes estão se saindo.

Dica 4: Link Building local ou envolvimento da comunidade?

Por que não ambos? Como uma pequena empresa, você pode aproveitar ao máximo a proximidade geográfica com outras empresas em sua área. O link building local é sinônimo de envolvimento da comunidade.

Entre em contato e estabeleça conexões com outros players da sua área e peça diretamente para criar um link para o seu site. Esta é a maneira mais rápida de reunir muitos backlinks de alta qualidade e enviar os sinais para o Google.

Dica 5: enviar infos para diretórios de negócios online

Depois de ter feito o trabalho inicial de coleta de informações para sua página do Google Meu Negócio, uma etapa importante em sua estratégia de SEO local é enviar as mesmas informações para diretórios de negócios online, como o Yelp, HubSpot, TripAdvisor, etc.

Dica 6: Crie uma presença nas redes sociais

Uma grande variedade de oportunidades espera por você nas redes sociais. Há uma abundância de plataformas que você pode usar para expandir sua presença online. O primeiro passo é escolher as plataformas e coordenar uma estratégia multicanal que torne sua mensagem consistente em todos os lugares.

É muito trabalhoso, mas dê uma olhada em como cada plataforma social pode ajudar seus esforços de SEO local:

  • O Facebook tem a maior base de usuários, o que significa que você alcançará o maior público.
  • Uma característica fundamental do Facebook é a possibilidade de os usuários localizar geograficamente suas postagens ao visitar sua loja, usando a função de check-in. Isso o tornará visível para todos os leads em potencial entre seus amigos.
  • O Facebook também oferece uma janela virtual para sua loja física, permitindo que você personalize sua página, poste fotos e anuncie seus produtos ou eventos futuros.
  • O Twitter limita você a 280 caracteres, embora você também possa postar imagens e vídeos.
  • O recurso mais poderoso do Twitter é a função de retuíte, pois isso é ótimo para criar um buzz em torno de uma campanha em andamento ou de um evento futuro.
  • No Twitter, você também pode entrar em contato com seus seguidores e fazer perguntas diretas com enquetes para coletar sugestões preciosas diretamente de seus clientes.
  • O Instagram é uma plataforma focada na imagem e engajamento com o cliente. Interaja com seus usuários com stories de bastidores e mensagens diretas. Transforme seus clientes em fãs.
  • Mostre seus pontos de venda exclusivos por meio de publicações regulares atraentes que celebram seus produtos e seus funcionários.
  • Outras plataformas de mídia social entram e saem da moda diariamente; a lista é longa: YouTube, Pinterest, Snapchat, TikTok, LinkedIn, etc. Escolha aquele que melhor se adapta à imagem de sua marca.

Dica 7: interaja com seus clientes online

Gerenciar a mensagem de sua marca em vários canais não é uma tarefa fácil, especialmente para empresas menores. Depois de criar um perfil nas redes sociais de sua escolha, elas precisam ser atualizadas regularmente.

Imagine se um cliente passasse por sua loja e visse a mesma disposição dos mesmos produtos todos os dias: eles não entrariam.

Sua programação de postagem precisa encorajar os clientes a interagir com sua página, então vá em frente e faça perguntas aos seguidores, crie concursos e ofereça brindes.

Lembre-se de que a plataforma pode mudar. O que sua marca representa não pode.

Sua comunicação na mídia social precisa ser consistente com todos os outros canais que sua empresa usa, incluindo seu site e seu perfil do Google Meu Negócio.

Dica 8: Gerencie ativamente comentários e classificações

Um review online é quase tão poderoso quanto uma recomendação pessoal. Obviamente, você deve permitir que seus clientes avaliem sua experiência com seus produtos.

No entanto, também é crucial monitorar e responder a todos os seus comentários, especialmente se você opera em uma área local. Essas avaliações – e como você as trata – impactam diretamente a imagem da sua marca.

Incentive os clientes satisfeitos a deixar comentários por meio de e-mails pós-compra ou mostrando ativamente o seu agradecimento, respondendo prontamente aos comentários positivos. 

Monitore e resolva problemas que resultem em análises negativas. Pergunte a si mesmo se o cliente está falando meias verdades ou se um reembolso deve ser feito.

Sempre que responder a comentários, lembre-se destas dicas:

  • Todos podem ver sua resposta, não diga nada na seção de comentários que possa prejudicar seu relacionamento com outros clientes.
  • Mesmo se você achar que o cliente está sendo injusto, use a diplomacia e permaneça profissional. Entre em contato com eles em particular para resolver o problema em detalhes.
  • Se você cometeu um erro, peça desculpas e entre em contato com os clientes em particular.

Dica 9: Use Publicidade Geofencing (Geolocalização)

Geofencing é uma técnica de publicidade hiperlocal e ultraeficiente que traça uma fronteira virtual em torno de sua empresa para acionar seu anúncio em um dispositivo móvel que entra ou sai dessa área.

Essa técnica de marketing avançada é mais eficaz apenas quando você otimiza seu conteúdo com termos específicos do local. 

No entanto, oferece o melhor retorno para seu investimento, considerando que os anúncios serão exibidos para um público que provavelmente clicará neles, pois está fisicamente perto de sua empresa.

Dica 10: otimizar conteúdo para pesquisa por voz

A pesquisa por voz é outro tópico que foi discutido em profundidade e representa uma oportunidade valiosa para o SEO local. Como esta ainda é uma tecnologia bastante recente, a competição pode não ser tão alta.

Para conquistar o Google Assistant, as empresas podem aplicar suas soluções de SEO local de costume e otimizar seu conteúdo para classificações dentro do Pacote Local, especialmente adaptando-o para uma linguagem mais natural para as consultas de pesquisa faladas.

O conselho aqui é fazer bom uso dos dados estruturados. Consulte o Keyword Magic Tool do SemRush para descobrir e direcionar palavras-chave de cauda longa e tornar seu conteúdo o mais natural possível.

Dica 11: verifique regularmente a saúde do seu site com uma auditoria

Coisas simples como páginas quebradas, tags de título ausentes e links internos confusos podem prejudicar significativamente sua classificação. Execute a ferramenta de auditoria do site para obter uma lista dos principais erros e problemas maiores a serem corrigidos.

Não se esqueça de verificar as estatísticas do seu celular ajustando as configurações e rastreando a versão móvel do seu site.

Precisa de dicas adicionais? Leia nosso artigo guia sobre Search Engine Optimization para ampliar suas estratégias. 

Deixe um comentário