Tudo que Precisa Saber Sobre Search Engine Optimization

Tudo que Precisa Saber Sobre Search Engine Optimization

O Search Engine Optimization fornece às empresas uma maneira de otimizar seus sites e conteúdos para que apareçam na primeira página do Google, de forma completamente orgânica, ou seja, sem pagar nada por isso. 

Então, como você define SEO e como pode começar a usá-lo em seu negócio?

Neste guia, definiremos o que é Search Engine Optimization, falaremos sobre como funciona o SEO, por que é importante e mostraremos como começar sua campanha de SEO. 

O que é Search Engine Optimization?

SEO é um conjunto de técnicas de otimização usadas para melhorar seu posicionamento na pesquisa orgânica nas páginas de resultados de pesquisas (SERPs) para obter mais tráfego para seu site.

Essas técnicas (dentro e fora do seu site) incluem a otimização:

  • Conteúdo
  • Web design
  • Back-end do site
  • Link Building

Ao otimizar seus textos para mecanismos de pesquisa, você ajuda sua empresa a aparecer em resultados mais relevantes.

Para obter uma classificação elevada na pesquisa orgânica em SEO, você deve fornecer aos usuários informações que correspondam a sua intenção de pesquisa.

Ao otimizar os resultados da pesquisa, você obterá mais visibilidade no site e fará seus negócios crescerem no meio online.

O Search Engine Optimization funciona implementando diferentes estratégias para otimizar os elementos que os motores de busca procuram ao rastrear e indexar.

Essas técnicas de SEO incluem:

  • Pesquisa e análise de palavras-chave
  • Otimização da experiência do usuário
  • Construções de links
  • Otimização para pesquisa local
  • Marketing de conteúdo valioso

Por que o SEO é importante?

Search Engine Optimization é uma estratégia valiosa para o seu negócio. Confira estes quatro motivos para investir:

1. O SEO aumenta o tempo do cliente em seu site: ao otimizar para a experiência do usuário, você melhora a experiência do cliente em seu site. Essa melhoria mantém os clientes em seu site por mais tempo, permitindo que eles conheçam melhor seus produtos ou serviços.

2. SEO constrói credibilidade e confiança para sua marca: a criação de conteúdo de alta qualidade ajuda a gerar links e ganhar compartilhamentos de conteúdo. Isso ajuda a construir a confiança de seu público, pois mostra que você tem conhecimento em sua área.

3. O SEO ajuda você a direcionar tráfego mais relevante para seu site: ao otimizar suas páginas para mecanismos de pesquisa, você aparecerá em resultados de pesquisa mais relevantes e direcionará tráfego interessado para seu site.

4. O SEO ajuda você a alcançar mais leads locais: ao otimizar para pesquisa local, você ajuda mais pessoas em sua área a encontrar sua empresa e as leva a visitar ou entrar em contato com sua empresa.

Ou seja, o Search Engine Optimization ajuda os usuários da Internet a encontrar e acessar facilmente informações sobre sua marca, produtos e serviços por meio de mecanismos de pesquisa.

Como começar?

Agora que definimos o SEO e mostramos por que isso é importante, é hora de ver como fazer Search Engine Optimization. Essa estratégia é um pouco mais complexa, por isso analisaremos algumas das partes mais importantes que você precisa saber.

Seleção de palavras-chave

Palavras-chave, ou frases-chave, são, em grande parte, o que você usa para otimizar seu site e conteúdo. Eles ajudam você a aparecer em resultados de pesquisa relevantes e levam seu site à frente de leads interessados.

Os mecanismos de pesquisa usam palavras-chave para determinar a relevância do seu conteúdo para as consultas de pesquisa. Para encontrar palavras-chave relevantes, você deve realizar uma pesquisa de palavras-chave.

As palavras-chave geralmente são separadas em duas categorias.

Palavras-chave de cauda curta são termos-chave curtos de geralmente uma palavra (por exemplo: pão). A intenção é mais difícil de determinar e extremamente competitiva.

Palavras-chave de cauda longa são frases-chave mais longas, geralmente com mais de três palavras, que são altamente específicas (ou seja, “kit de chá de ervas” ou “como fazer pão de mel”). Palavras-chave de cauda longa direcionam melhor tráfego para seu site.

Se você deseja obter os melhores resultados para sua campanha de Search Engine Optimization, concentre-se em palavras-chave de cauda longa. Essas palavras-chave irão gerar leads mais relevantes para o seu negócio.

Além disso, evite integrar muitas palavras-chave variadas em um mesmo texto, pois isso pode causar problema de leitura pelos robôs do Google. 

O excesso de inclusão de palavras-chave afeta negativamente a classificação do seu site e prejudica a legibilidade da sua página, então você deve garantir que usará palavras-chave apenas onde elas se encaixam e fluem naturalmente.

Construção de links

Backlinks ajudam a aumentar a credibilidade do seu site e melhorar sua classificação.

É bom obter links de autoridades do setor porque ajuda a estabelecer sua confiabilidade em seu nicho.

Você deseja obter links de alta qualidade de sites confiáveis? Esses links ajudarão a direcionar mais tráfego para o seu site e podem ajudar a melhorar a classificação do seu site.

Então, como você coleta backlinks?

Você pode obter links criando e otimizando seu conteúdo para Search Engine Optimization na página, de modo que tenha uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa. Depois disso, você pode promover seu conteúdo em sites externos, como plataformas de mídia social ou blogs para gerar exposição (um aumento no tráfego para seu site é outro bônus).

Você também pode entrar em contato com as autoridades do setor enviando seu artigo proativamente. Se eles decidirem criar um link para ele, você poderá construir uma reputação com eles e ganhar mais links no futuro.

Criação de conteúdo

O marketing de conteúdo é um tipo de marketing que envolve a criação e publicação de conteúdo em blogs e vídeos para fornecer informações úteis e disseminar o interesse nos produtos ou serviços de uma marca.

Uma grande parte do Search Engine Optimization é fornecer conteúdo de qualidade porque os motores de busca procuram entregar conteúdo valioso em resposta às perguntas das pessoas. Ao criar mais conteúdo, você tem mais oportunidades de aparecer nos resultados da pesquisa para pessoas interessadas.

O marketing de conteúdo, em grande parte, é útil para espalhar o conhecimento de sua marca e construir relacionamentos mais profundos com seu público-alvo. A qualidade do conteúdo que você produz reflete a sua experiência e autoridade em seu setor.

Você pode criar conteúdo de alta qualidade classificado por:

  • Pesquisa de palavras-chave relevantes para o setor para encontrar o que as pessoas querem saber
  • Pesquisa dos tipos de conteúdo que os concorrentes estão criando
  • Responder a perguntas de forma rápida e sucinta
  • Usando uma linguagem acessível que seja fácil de entender
  • Usando títulos, marcadores, imagens e parágrafos curtos para facilitar a leitura
  • Usando gramática e pontuação corretas

Design do site

Ter um site limpo e bem projetado é importante para uma boa classificação nas páginas de pesquisa. O Google deseja fornecer aos usuários uma boa experiência do usuário (UX), além de um conteúdo valioso.

Você pode usar essas técnicas de UX para manter as pessoas em seu site e ajudá-lo a se classificar melhor:

  • Torne seu site responsivo para dispositivos móveis
  • Mostre propostas de valor e descrições claras para seus produtos e serviços
  • Exibir botões de call to action (CTA) que chamam a atenção
  • Construa uma estrutura de navegação clara
  • Estruture seu site com grades objetivas
  • Use o espaço em branco para levar as pessoas às informações
  • Elementos visuais para desenhar uma hierarquia clara
  • Inclua imagens e vídeos atrativos
  • Use estilos e tamanhos de fonte legíveis
  • Teste a velocidade do seu site

Otimização para pesquisas locais

Uma parte importante do Search Engine Optimization é a otimização para SEO Local. Sabemos que quatro em cada 5 pessoas usam mecanismos de pesquisa para encontrar informações locais, por isso você não deve perder a oportunidade de alcançar leads que procuram seu negócio na região.

O SEO local envolve o aumento da visibilidade da sua marca em sua região de atuação, além de atrair pessoas que estão próximas a você e ajudar a obter mais avaliações da sua empresa pelo Google. 

Dúvidas frequentes sobre Search Enfine Optimization (SEO)

A área de marketing digital contém vários termos e técnicas que é importante conhecer. Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre Search Engine Optimization:

O que é intenção de pesquisa?

A intenção de pesquisa, também conhecida como intenção de palavra-chave ou intenção do usuário, representa o motivo do usuário realizar uma consulta no Google ou outro buscador.

O objetivo pode ser comprar algo, encontrar informações ou se conectar com sua marca.

O objetivo por trás dos motores de busca é fornecer as informações mais relevantes para o usuário. Dessa forma, os mecanismos de pesquisa, especialmente o Google, concentram uma grande quantidade de informação computacional, determinando a intenção de pesquisa de uma consulta. Esses mecanismos de pesquisa, então, associam as informações mais relevantes indexadas.

Otimizar o seu conteúdo para corresponder à intenção da pesquisa desempenha um papel fundamental para ajudá-lo a alcançar pessoas interessadas.

O que é SEO on page?

O SEO on-page envolve fazer otimizações em seu site para ajudá-lo a se classificar melhor nos resultados de pesquisa. Essas otimizações geralmente se concentram em aspectos como a otimização de palavras-chave e a melhoria da experiência do usuário em seu site.

Aqui está uma lista de otimizações incluídas como parte do SEO on-page:

  • Inclusão de palavras-chave relevantes
  • Otimizando de tags de título para mecanismos de pesquisa
  • Criar URLs amigáveis
  • Otimizando meta-description com palavras-chave relevantes
  • Aproveitando o espaço em branco para facilitar a navegação em seu site
  • Utilizando marcadores e listas para tornar o conteúdo fácil de ler
  • Otimizando a velocidade da página para melhorar o tempo de carregamento do site
  • Melhorando a capacidade de resposta móvel para uma experiência de navegação fácil

Quais são os fatores de classificação para Search Engine Optimization?

Os fatores de classificação de Search Engine Optimization são os critérios que os mecanismos de pesquisa procuram ao rastrear e indexar sites para determinar a classificação desses sites nos resultados da pesquisa.

Os principais fatores incluem:

  • Segurança e acessibilidade do site
  • Velocidade da página
  • Responsivo para dispositivos móveis
  • Qualidade e otimização de conteúdo
  • Links
  • Idade, URL e autoridade de domínio
  • Tempo de permanência
  • Taxa de rejeição

Você pode medir o sucesso do Search Engine Optimization usando várias métricas diferentes com ferramentas online como o Google Analytics que fornecem dados em tempo real.

A classificação do seu conteúdo em SERPs é frequentemente um direcionador do sucesso em seus esforços de Search Engine Optimization porque é um resultado facilmente interpretável, mas para medir profundamente o sucesso de sua estratégia de SEO, você precisará medir a métrica – ou indicador-chave de desempenho (KPI) – que corresponde ao objetivo da sua campanha.

Sua meta pode ser medida por várias métricas de KPI, incluindo:

  • Ranking de palavras-chave
  • Taxa de cliques (CTR)
  • Qualidade do link de entrada
  • Tempo de permanência
  • Taxa de rejeição
  • Tráfego móvel
  • Qualidade e quantidade de tráfego
  • Taxa de conversão

Se seus esforços de SEO estão trazendo tráfego que converte, sua estratégia de Search Engine Optimization é muito mais bem-sucedida do que se você aparecesse em boa posição para palavras que não são relevantes para o seu negócio. Esses tipos de palavras-chave podem atrair tráfego para quem procura algo diferente do que sua empresa tem a oferecer.

Saiba também o que é o SEO local e como essa estratégia por localização pode ajudar.

O que é SEO Black Hat e White Hat?

O SEO costuma ser dividido em duas categorias diferentes, dependendo dos motivos que moldam as técnicas de SEO que estão sendo colocadas em prática. Se as técnicas se concentram em fornecer valor real, isso é SEO White Hat. Se as técnicas forem maliciosas, é chamado de Black Hat SEO.

SEO Black Hat

As técnicas e estratégias de black hat SEO contornam as diretrizes dos mecanismos de pesquisa e ignoram o público humano. Black hat SEO engana os algoritmos do mecanismo de busca para obter classificações mais altas, apesar de não dar aos usuários o que eles esperam ou realmente procuram.

Ele engana o sistema, manipulando aspectos dos fatores de classificação dos algoritmos do mecanismo de pesquisa para obter uma classificação mais elevada nas SERPs. As táticas de black hat incluem:

  • Inserção não-natural de palavras-chave
  • Automação de conteúdo
  • Camuflagem
  • Compra de links

Felizmente, o Google se tornou muito bom em encontrar e punir sites que empregam técnicas black hat. O Google penaliza esses sites diminuindo a visibilidade na pesquisa e, em casos graves, removendo-os do índice da web.

Penalidades como essas podem levar muito tempo, dinheiro e esforço para recuperar, então não vale a pena quaisquer ganhos limitados de curto prazo que o black hat oferece.

SEO White Hat

O white hat, por outro lado, torna a Internet melhor para os pesquisadores.

Também chamado de SEO ético, o white hat SEO usa técnicas e estratégias que seguem as diretrizes dos mecanismos de pesquisa. Essas estratégias colocam o foco na otimização para o usuário, e não para um mecanismo de pesquisa. O resultado é uma classificação mais elevada em SERPs.

As técnicas de SEO white hat incluem algumas das táticas listadas acima, como:

  • Inclusão de palavras-chave estratégica e natural
  • Otimização User Experience
  • Link Building de valor e parcerias com outros sites

Quanto tempo leva para o SEO começar a funcionar?

O Search Engine Optimization leva, em média, cerca de 90-180 dias para que as técnicas de otimização façam os sites começarem a ser classificados no Google. Este tempo pode mudar dependendo da competitividade e popularidade das palavras-chave que você procura rankear.

Se você estiver classificado para palavras-chave altamente competitivas, pode levar de seis meses a um ano para que os melhores resultados comecem a ser exibidos.

Este prazo é uma estimativa de quanto tempo levará para que a otimização ocorra. Após esse período, seu site ainda pode ter uma classificação melhor à medida que mais pessoas visitam sua página, e o Google fica melhor em descobrir a intenção de pesquisa.

O SEO deve levar pelo menos três meses, então seja paciente e continue fazendo o Search Engine Optimization de forma estratégica e persistente.

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